Perspectivas para o PIB brasileiro em 2015

 Luis Henrique R. de Campos

      Ao final de cada ano a mídia costuma apresentar, geralmente, um conjunto de matérias que mostram tanto o balanço do ano que se encerra quanto às perspectivas para o novo ano. O noticiário econômico de 2014 foi pródigo, em informações bastante preocupantes, principalmente, na esteira das denúncias de corrupção que vem reduzindo drasticamente o valor da maior empresa brasileira, a Petrobrás.

     Diante deste cenário, um dos serviços da Ikopp Consulting consiste em municiar o empresário de previsões sobre indicadores econômicos futuros. A atual configuração do modelo econométrico da Ikopp considera dados do desempenho econômico mundial e do comportamento do preço das principais commodities que o Brasil exporta e dados do desempenho econômico nacional, como a evolução do PIB, a taxa de juros, a inflação, o câmbio, as transações correntes, o endividamento das famílias e o desempenho fiscal do Estado.

       As previsões do modelo da Ikopp feitas em 30/12/2014 apontam um crescimento de 1,4% no PIB do Brasil e de 3,06% no PIB Mundial em 2015. Caso o preço do petróleo permaneça em trajetória de queda, a pressão inflacionária no Brasil será menor, podendo levar nosso PIB a um crescimento de até 2,3%, mas em um ambiente de menor crescimento do PIB mundial, que cairia a 2,88%. Esses números revelam que:

  • o mercado financeiro está mais pessimista para 2015, projetando PIB de aproximadamente 0,5%.
  • provavelmente esta menor projeção, deva-se à incorporação de um cenário político bastante adverso em 2015, lembrando que a iKopp Consulting não considera o viés político em suas projeções.
  • o ano promete ser bastante difícil, mas com possibilidade de melhoria caso a instabilidade econômica internacional se reduza.

      Como estas informações podem ser usadas em minha empresa?

  • Previsões como esta podem subsidiar decisões de expansão de negócios; planejamento de produção e até mudança de posicionamento financeiro da empresa.

      Portanto a cautela deve ser a tônica das decisões empresariais deste ano, mas um plano contingente para uma eventual melhoria do quadro econômico deve estar pronto.

Solicite Projeto !

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>